Rede Gazeta Guarapuava

Sabado, 08 de Novembro de 2025
Secretário de Estado, Rafael Greca, assina termo de gestão compartilhada do Salto São Francisco em Guarapuava

Guarapuava

Secretário de Estado, Rafael Greca, assina termo de gestão compartilhada do Salto São Francisco em Guarapuava

Parceria entre Prefeitura e IAT fortalece gestão do parque e promove turismo responsável

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
 

A Prefeitura de Guarapuava formalizou ontem (02) a assinatura do termo de compromisso de gestão compartilhada do Salto São Francisco com o Governo do Estado e o Instituto Água e Terra (IAT). O documento foi firmado pelo secretário de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, pelo prefeito Denilson Baitala e pela vice-prefeita e secretária de Turismo, Rosângela Virmond e pelo presidente da Câmara, Pedro Moraes. 

A assinatura do termo é fruto de um encontro produtivo realizado no dia 10 de junho, em Curitiba, onde o prefeito Denilson Baitala, o vereador Nego Silvio, o deputado Artagão Júnior, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, discutiram estratégias para a gestão do parque, alinhando esforços para a preservação ambiental e o desenvolvimento do turismo responsável em Guarapuava.

O acordo representa um marco para os guarapuavanos, favorecendo uma nova fase de integração e responsabilidade na gestão do Salto São Francisco. A partir dessa parceria, será possível fomentar ainda mais o turismo sustentável na região, garantindo maior segurança e fiscalização das atividades realizadas no parque, além de assegurar a preservação da cachoeira com maior queda livre do Sul do Brasil e a quinta maior do país.

Publicidade

Leia Também:

Além da conservação ambiental, o compromisso valoriza a identidade local de Guarapuava, fortalecendo o sentimento de pertencimento e orgulho da comunidade. O Salto São Francisco, cartão-postal do município e referência nacional em turismo de natureza, passa a ter sua importância ainda mais reconhecida, aliando conservação e crescimento turístico. 

Durante a cerimônia, o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, destacou a relevância simbólica e ambiental do termo de gestão compartilhada. “Este é um marco poético e cultural da ocupação do terceiro planalto do Paraná. O Salto São Francisco escorre sobre o granito e segue borbulhando e murmurando em meio à mata exuberante do nosso Estado. Tenho muito orgulho de entregar, às mãos honradas da vice-prefeita e secretária de Turismo de Guarapuava, Rosângela Virmond, e do prefeito Denilson Baitala, a guarda compartilhada deste lugar tão lindo, em parceria com o IAT. É fundamental que os olhos do prefeito, da vice-prefeita e das pessoas da cultura de Guarapuava estejam voltados para este espaço. Afinal, a autoridade deve estar onde o povo está.” destacou o secretário. 

Durante a cerimônia de assinatura do termo de parceria entre o Estado e o município, o prefeito Denilson Baitala, destacou a importância do momento para o desenvolvimento da educação e celebrou a união de esforços em prol do futuro da cidade.

“Muito obrigado, secretário Rafael Greta. Hoje é um marco histórico para Guarapuava e para todos nós, guarapuavanos. Hoje firmamos uma parceria muito importante entre o Estado e o município de Guarapuava, que está entre as regiões mais belas do Brasil. Obrigado, Rafael, pela dedicação e pelo compromisso. Como paranaense, sinto orgulho de estar ao seu lado assinando este termo. Parabéns a Guarapuava e viva o Paraná!”.

O documento estabelece as responsabilidades de ambas as partes. Caberá ao Instituto Água e Terra (IAT) a fiscalização, gestão ambiental e orientação técnica sobre eventuais impactos, além do acompanhamento de atividades de uso público e da capacitação dos colaboradores do Parque Estadual Salto São Francisco da Esperança. Já a Prefeitura de Guarapuava será responsável pela gestão e controle do turismo e do uso público da unidade de conservação, garantindo transparência, acesso às informações e a observância das normas legais durante a execução do acordo.

A vice-prefeita e secretária de Turismo de Guarapuava, Rosângela Virmond, que também estava presente na cerimônia, destacou a relevância da parceria para o município. “Agora estaremos, junto com o IAT, cuidando do Salto São Francisco de forma compartilhada. Os guarapuavanos sentiam essa preocupação há muito tempo, pois ninguém estava zelando por esse patrimônio tão importante para a nossa cidade. Com essa ação, poderemos fortalecer ainda mais o turismo em Guarapuava, garantir a preservação do parque e valorizar de maneira significativa a identidade da nossa cidade, mostrando que podemos unir desenvolvimento, conservação e cuidado com nossos patrimônios naturais.”

Parque Estadual Salto São Francisco 

O Parque Estadual Salto São Francisco abriga a cachoeira com maior queda livre do Sul do Brasil e a quinta maior do país, com 196 metros de altura. O local é considerado um dos principais cartões-postais do Paraná, atraindo turistas de várias regiões do país em busca de aventura, contato com a natureza e contemplação das paisagens.

Além da cachoeira, o Parque Estadual Salto São Francisco também se destaca pela diversidade de fauna e flora, preservando remanescentes de Mata Atlântica e os típicos Campos Gerais. O espaço oferece trilhas ecológicas, miradouros naturais e cenários ideais para o turismo de aventura,  sempre aliados ao lazer e à preservação ambiental.

O Salto São Francisco também é símbolo da identidade guarapuavana e um importante ponto de valorização cultural, reforçando a vocação de Guarapuava para o turismo sustentável, estimulando o desenvolvimento regional e despertando a consciência sobre a necessidade de preservar o patrimônio natural para as futuras gerações.

FONTE/CRÉDITOS: Secom
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Secom
Comentários:
Redação Gazeta

Publicado por:

Redação Gazeta

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens da Gazeta

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Olá! Bem vindo a Gazeta.