A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Educação e do Núcleo de Educação, realizou nesta segunda-feira (22), no Centro Universitário UniGuairacá, a 3ª Mostra da Educação Infantil do Núcleo de Cooperação Pedagógica com Municípios (NCPM). O evento teve como tema “Leitura, oralidade e escrita na Educação Infantil”.
A amostra reuniu oito municípios da região sendo, Candói, Turvo, Campina do Simão, Reserva do Iguaçu, Pinhão, Goioxim, Guarapuava e Foz do Jordão, e proporcionou um espaço de troca de experiências que compõem o universo da educação infantil. Diversas atividades foram apresentadas, com foco em auxiliar professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas ao Infantil 4 e 5.
Para a técnica pedagógica Sandra Nara Neves de Oliveira, o momento foi marcado pela integração entre os municípios. “Estamos aqui na terceira amostra pedagógica da educação infantil, do Núcleo de Cooperação Pedagógica com os municípios. Um momento de alegria e de compartilhamento, e esperamos que tenha sido muito produtivo com os oito municípios da regional”, destacou.
A pedagoga Valdeli Rosa reforçou o papel da iniciativa para fortalecer o trabalho em sala de aula. “Estamos aqui nesse momento de troca de experiências. São diversas atividades que auxiliam os professores a desenvolver melhor o trabalho, sempre em sintonia com o currículo. Em Guarapuava, trabalhamos com as sequências didáticas, um método que tem se mostrado muito eficaz em todos os campos de experiência. Além disso, podemos conhecer práticas de outros municípios e apresentar o que realizamos em nossas escolas”, explicou.
Já a articuladora municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), Michele Medeiros, destacou a relevância da integração. “Estamos hoje com os oito municípios da regional pelo Núcleo de Cooperação Pedagógica entre os Municípios. Eu, como articuladora, acompanho o trabalho das professoras da educação infantil nessa amostra. Nossas docentes trouxeram práticas realizadas com as turmas do Infantil 4 e 5 nas escolas e nos CMEIs. Durante o evento, cada município apresenta suas experiências, e no período da tarde algumas professoras também terão a oportunidade de expor suas práticas para o público. É um momento de compartilhar experiências, de município para município, para enriquecer ainda mais o trabalho com as nossas crianças”, ressaltou.

Comentários: