A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), recebeu mais um reconhecimento na esfera nacional. Isto porque, o Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Básica (SEB), divulgou os resultados do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, e o Município conquistou o Selo Ouro, o mais alto emblema da iniciativa.
A iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e visa reconhecer secretarias de educação que desenvolvem boas práticas no campo da alfabetização. Na primeira edição, o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização reuniu 26 estados, o Distrito Federal e 4.578 municípios brasileiros, abrangendo mais de 82% dos 5.570 municípios do país.
“Essa premiação é um marco para o nosso Município e reflete o nosso compromisso em oferecer uma educação de qualidade e investir no futuro das nossas crianças. Quero agradecer, de coração, aos professores, que são a base de tudo isso, e à equipe da Secretaria de Educação, que trabalhou com tanta dedicação para chegarmos aqui. Seguiremos firmes, avançando e garantindo que nenhuma criança fique para trás. Tivemos avanços significativos na educação pública de Guarapuava nos últimos anos, como a inovação, a modernização das unidades e diversas outras medidas que estão refletindo na qualidade do ensino municipal”, pontuou.
A secretária de Educação, Rejane Corrêa da Luz, destacou que o Selo Ouro representa o esforço coletivo de todos os profissionais da educação de Guarapuava. “Cada ação desenvolvida e cada desafio superado foram essenciais para atingirmos essa conquista. Esse resultado nos motiva a continuar aprimorando nossas práticas e fortalecendo políticas públicas que impactem positivamente na vida das nossas crianças. Sou grata a todos que acreditam e trabalham por uma educação transformadora”, destacou.
O emblema é dividido em três categorias: bronze, prata e ouro. O reconhecimento busca incentivar a implementação de políticas públicas educacionais voltadas à alfabetização e à redução das desigualdades, bem como, promover a adoção de estratégias alinhadas às metas do Plano Nacional de Educação (PNE).
Para obter o Selo Ouro, a Secretaria Municipal de Educação de Guarapuava atendeu a 20 requisitos, por meio do desenvolvimento de diversas ações, como:
- Formação continuada dos professores, com o programa Alfabetização em Foco;
- Adesão a projetos estaduais, como as avaliações externas e o uso do material Educa Juntos;
- Recomposição das aprendizagens, por meio de ações como o programa Futuro Integral do SESC, salas de recursos multifuncionais e escolas integrais;
- Formação para gestores escolares;
- Avaliações diagnósticas trimestrais, realizadas na plataforma EDUCAMAIS;
- Participação em eventos regionais, como o Seminário Regional de Boas Práticas em Alfabetização e Gestão Escolar.
As ações foram articuladas pelas assessoras pedagógicas da SME, Marcia Raquel Rocha e Marlete Lima Crissi, ao longo de 2024. “O sentimento é de dever cumprido. Finalizar os quatro anos de gestão com esse reconhecimento é a coroação de muito esforço e dedicação, da secretaria e de todos nossos professores e equipes pedagógicas nas escolas”, compartilhou Márcia.
“A conquista do Selo Ouro nos deixou imensamente felizes, pois premia todo o trabalho e esforço realizados nestes anos de gestão. Agradecemos o trabalho maravilhoso que os professores realizam em sala de aula, pois, sem eles, isso não seria possível. Além disso, precisamos agradecer à gestão da Secretaria de Educação, que envidaram todos os esforços para que pudéssemos melhorar nossos índices de alfabetização, que agora é reconhecido com este Selo”, somou Marlete.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, realizado em colaboração entre a União, estados e municípios, garante que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto no PNE (Plano Nacional de Educação). Além disso, o programa busca recompor aprendizagens perdidas, especialmente no contexto pós-pandemia, com foco nas crianças dos 3º, 4º e 5º anos.
A cerimônia oficial de entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024 será realizada em Brasília (DF), no dia 17 de dezembro.
