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Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025
TDAH um transtorno inventado?

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TDAH um transtorno inventado?

Outubro laranja: mês internacional de conscientização do TDAH

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Conheça os Mitos e Verdades sobre o TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neuropsiquiátrico que afeta milhões de crianças e adultos em todo o mundo. Caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, o TDAH pode impactar significativamente a vida escolar, profissional e social dos indivíduos afetados. Saliento que é uma condição crônica, não há cura. É comum em alguns sites ver o TDAH sendo citado como uma doença, mas não é. É um transtorno do neurodesenvolvimento.

Existem inúmeras críticas relacionadas ao TDAH, muitos dizem que foi inventado pela modernidade e para justificar jovens preguiçosos. Todas essas críticas ocorrem devido à falta de conhecimento sobre o assunto.

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No passado não era comum o diagnóstico de TDAH, muitos profissionais não tinham conhecimento sobre o assunto. Pessoas cresceram com o problema sem saber que se tratava de um transtorno e que havia tratamento. Infelizmente as consequências para muitos que viveram sem saber disso, foram devastadoras, desde o vício em drogas a uma série de comorbidades e uma via sem estrutura familiar e carreira profissional.

Mitos e verdades sobre o TDAH:

Mito 1:O TDAH não é uma condição real, é apenas uma desculpa para mau comportamento.

Verdade: O TDAH é um transtorno neurobiológico reconhecido por importantes instituições de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Associação Americana de Psiquiatria (APA). Ele tem uma base genética e neurológica bem documentada e não se trata de uma desculpa para comportamento inadequado.

Mito 2: Apenas crianças têm TDAH.

Verdade: Embora o TDAH seja frequentemente diagnosticado na infância, ele pode persistir na adolescência e na vida adulta. Muitos adultos com TDAH não foram diagnosticados na infância e só reconhecem os sintomas mais tarde na vida.

Mito 3: Crianças com TDAH só precisam de mais disciplina.

Verdade: O TDAH não é resultado de má criação ou falta de disciplina. É um transtorno que afeta a capacidade de uma pessoa de prestar atenção, controlar impulsos e regular sua energia. Estratégias comportamentais e intervenções terapêuticas são necessárias para ajudar a gerenciar os sintomas.

Mito 4: Medicamentos para TDAH são perigosos e causam dependência.

Verdade: Quando usados corretamente sob supervisão médica, os medicamentos para TDAH são seguros e eficazes. Os estimulantes, que são comumente prescritos, têm sido amplamente estudados e não causam dependência quando usados conforme prescrito. Além disso, existem opções de medicamentos não estimulantes.

Mito 5: O TDAH é resultado de uma dieta pobre.

Verdade: Não há evidências científicas suficientes para apoiar a ideia de que uma dieta pobre cause TDAH. No entanto, uma alimentação saudável pode ajudar na gestão dossintomas. Alguns estudos sugerem que certos aditivos alimentares e açúcares podem exacerbar ossintomas em algumas crianças, mas eles não são a causa do TDAH.

Mito 6: Crianças com TDAH são menos inteligentes.

Verdade: O TDAH não tem relação com a inteligência. Crianças e adultos com TDAH podem ter qualquer nível de inteligência, desde altas habilidades até dificuldades de aprendizado. O TDAH afeta a atenção e o controle de impulsos, não a capacidade intelectual. O TDAH não tratado pode interferir no aprendizado, mas isso não significa falta de inteligência!

Mito 7: O TDAH sempre se manifesta como hiperatividade.

Verdade: O TDAH pode se manifestar de diferentes maneiras. Existem três tipos principais de TDAH: predominantemente desatento, predominantemente hiperativo-impulsivo e combinado. Nem todas as pessoas com TDAH são hiperativas; algumas podem principalmente ter dificuldades com atenção e concentração.

Mito 8:O TDAH é causado por assistir muita televisão ou usar muitos dispositivos eletrônicos.

Verdade: Embora o uso excessivo de eletrônicos possa exacerbar os sintomas em algumas crianças, não é a causa do TDAH. O transtorno tem uma base neurobiológica e genética.

Causas do TDAH

As causas exatas do TDAH ainda não são completamente compreendidas, mas pesquisas sugerem que uma combinação de fatores genéticos, neurológicos e ambientais pode contribuir para o desenvolvimento do transtorno.

  1. Genética: Estudos mostram que o TDAH tende a ser hereditário. Crianças com pais ou irmãos com TDAH têm uma maior probabilidade de desenvolver o transtorno.
  2. Fatores Neurológicos: Diferenças na estrutura e função cerebral também têm sido observadas em pessoas com TDAH. Áreas do cérebro responsáveis pelo controle da atenção e do comportamento parecem funcionar de maneira diferente em indivíduos com o transtorno.
  3. Fatores Ambientais: Exposição a certas substâncias durante a gravidez, como álcool e tabaco, complicações durante o parto e exposição a toxinas ambientais (como chumbo) na primeira infância também podem aumentar o risco de TDAH.

Sintomas do TDAH

Os sintomas do TDAH geralmente se manifestam em três categorias principais: desatenção, hiperatividade e impulsividade.

  1. Desatenção:
  • Dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades.
  • Cometer erros por descuido em trabalhos escolares ou outras atividades.
  • Dificuldade em seguir instruções e concluir tarefas.
  • Distrair-se facilmente por estímulos externos.
  • Esquecer de realizar atividades diárias.
  1. Hiperatividade:
  • Inquietação constante, como bater os pés ou mexer as mãos.
  • Dificuldade em permanecer sentado por períodos prolongados.
  • Falar excessivamente.
  • Sentir-se constantemente "em movimento".
  1. Impulsividade:
  • Responder antes de ouvir a pergunta completa.
  • Dificuldade em esperar sua vez em atividades ou conversas.
  • Interromper ou se intrometer nas conversas ou jogos dos outros.

Saliento que esses são apenas alguns dos muitos sintomas do TDAH, por isso é fundamental buscar um profissional para o diagnóstico. Outro ponto importante a ser citado, é que muitos desses sintomas podem apresentar-se em decorrência de outros fatores, como estresse e outros transtornos.

Tratamento do TDAH

O tratamento do TDAH geralmente envolve uma combinação de intervenções farmacológicas, terapêuticas e educacionais.

  1. Medicamentos:
  • Estimulantes, como metilfenidato e anfetaminas, são frequentemente prescritos para ajudar a melhorar a atenção e reduzir a hiperatividade e impulsividade.
  • Medicamentos não estimulantes, como atomoxetina e guanfacina, também podem ser utilizados.
  1. Terapias Comportamentais:
  • Terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ajudar indivíduos com TDAH a desenvolver habilidades para gerenciar sintomas e comportamentos problemáticos.
  • Treinamento de habilidades sociais pode ser benéfico para crianças que têm dificuldades em interações sociais.
  1. Intervenções Educacionais:
  • Planos educacionais individualizados (IEPs) podem ser desenvolvidos para ajudar crianças com TDAH a obter suporte acadêmico adequado.
  • Técnicas de ensino específicas, como a utilização de reforços positivos e a criação de um ambiente de aprendizado estruturado, podem ser eficazes.
  1. Suporte Psicológico e Familiar:
  • Psicoterapia através da terapia familiar sistêmica, pode ajudar tanto a pessoa com TDAH quanto sua família a entender e gerenciar o transtorno.
  • -Grupos de apoio e educação para pais podem fornecer estratégias práticas e apoio emocional.

Embora o TDAH possa apresentar desafios significativos, com o diagnóstico e tratamentos adequados, muitas pessoas com o transtorno podem levar vidas produtivas e satisfatórias. A conscientização sobre o TDAH e a implementação de estratégias de manejo eficazes são essenciais para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos afetados e suas famílias.

Instagram: @marionitagonçalves WhatsApp: (42)99915-0731

FONTE/CRÉDITOS: Marionita Gonçalves
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): IA
Comentários:
Marionita  Gonçalves

Publicado por:

Marionita Gonçalves

Especializações em terapia familiar sistêmica, avaliação psicológica, autismo e transtornos do desenvolvimento intelectual, ela atualmente é mestranda em Neurociências, além de atuar como treiner empresarial, promovendo saúde mental...

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