De 11 a 19 de outubro, Guarapuava se transforma em um grande palco artístico com o Festival Santa Maria de Cultura, promovido pelo Grupo Santa Maria, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Durante nove dias, o público poderá prestigiar dez apresentações gratuitas, que reúnem nomes reconhecidos nacionalmente e artistas locais em espetáculos de teatro, dança e música, com acessibilidade em LIBRAS e audiodescrição.
Programação para todos os públicos
Entre as atrações nacionais, destaca-se o ator Thiago Lacerda, que sobe ao palco do Teatro Municipal de Guarapuava para uma leitura intimista de poemas de Mário Quintana, unindo poesia e interpretação em uma experiência única.
Outros espetáculos também prometem encantar o público, como Circo de los Pies, que mistura palhaçaria e teatro de animação em uma montagem inclusiva, e O Mistério do Menino Invisível, inspirado na obra Fábula Urbana, que aborda temas como infância, pobreza e busca por oportunidades.
Valorização da produção local
O festival também celebra a riqueza cultural guarapuavana. O espetáculo Um Conto para Novas Histórias traz uma homenagem à identidade local, misturando cultura popular, teatro de bonecos e música ao vivo.
O grupo Viola Musa, formado por alunos da Musa Escola de Música, representa a tradição e o encanto da viola caipira, enquanto o espetáculo Conto do Mar propõe um mergulho poético nas reflexões sobre tempo, cuidado e existência.
A cantora Flávia Pilati encerra a programação musical com o show Acontece – Flávia Pilati interpreta Cartola, um tributo intimista ao mestre do samba brasileiro, em uma formação inédita.
Abertura e encerramento com talentos da cidade
A abertura do festival será marcada pela apresentação da Sinfonia Guará, que reúne a Orquestra da Câmara Municipal e o Coral Municipal Silvino Turco.
Já o encerramento fica por conta do espetáculo Reflexos, do Grupo Movement, que explora as múltiplas dimensões da luz, da vida e do autoconhecimento.
Cultura, conexão e experiência
Para o head de Gente & Gestão do Grupo Santa Maria, Alexandre Esper, a curadoria do festival foi pensada para unir talentos e proporcionar momentos únicos à comunidade:
“Escolhemos espetáculos de fora e daqui de Guarapuava, valorizando os artistas locais e promovendo o intercâmbio de experiências e talentos. Tudo para proporcionar à população uma semana inteira de entretenimento gratuito e de muita qualidade”, destacou.
Ingressos gratuitos
Os ingressos já estão disponíveis e podem ser reservados gratuitamente pela plataforma Eventbrite, respeitando a capacidade de público de cada espaço.
Serviço Festival Santa Maria de Cultura
Datas: 11 a 19 de outubro de 2025
Locais:
- Teatro Municipal Marina Karam Primak (Guarapuava)
- Teatro Universitário Engenheira Enedina Alves Marques – UTFPR (Guarapuava)
- Goioxim
Ingressos: Gratuitos, mediante reserva pela plataforma Eventbrite.
Mais informações: @festivalsantamariadecultura
Comentários: