Aguarde, carregando...

Sábado, 06 de Junho 2026
Regularização fundiária no Núcleo São Miguel avança com início do levantamento topográfico
Guarapuava

Regularização fundiária no Núcleo São Miguel avança com início do levantamento topográfico

Ação realizada no loteamento atende demanda histórica e prepara as próximas fases do processo

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
 

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Habitação, deu início a mais uma etapa do processo de regularização fundiária no Núcleo São Miguel, área localizada no bairro Santana. A ação atende a uma demanda histórica, aguardada há mais de 25 anos por famílias que vivem no local e nunca tiveram seus imóveis oficialmente titulados.

A regularização fundiária do Núcleo São Miguel foi instaurada pelo município com base na Lei Federal nº 13.465/2017, que regulamenta a Regularização Fundiária Urbana (REURB) e permite que o poder público realize a titulação dos imóveis por meio de procedimento administrativo. Com isso, as famílias passam a ter a propriedade plena dos seus imóveis, encerrando um período de longa espera por segurança jurídica.

O trabalho está sendo desenvolvido por meio de uma parceria público-privada com a empresa guarapuavana Regulariza On, responsável pela execução técnica do projeto. A audiência pública e o cadastramento das famílias foram concluídos no ano passado. Com isso, pôde ser iniciado o levantamento topográfico, etapa que irá definir os limites dos lotes e das edificações existentes no núcleo.

Publicidade

Leia Também:

De acordo com o secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, o início dessa fase representa a concretização de um compromisso antigo do município com os moradores do São Miguel. “Essa é uma demanda histórica de Guarapuava e, agora, as famílias que esperam há mais de 25 anos pela escritura do seu imóvel finalmente poderão realizar esse sonho. Esse levantamento é essencial para que todo o processo seja feito de forma transparente e eficiente”, destacou.

 

 

O diretor de Regularização Fundiária, Christiam Andrade, explica que o levantamento topográfico consiste na medição detalhada dos lotes e na elaboração de mapas e memoriais descritivos, documentos técnicos que embasam as próximas etapas da regularização. Ele também ressaltou que o município tem ampliado as ações na área. “Guarapuava vem avançando na regularização fundiária. No último ano, iniciamos projetos nos distritos da Palmeirinha e de Entre Rios, que já estão em fase de conclusão, além dos núcleos Paz e Bem e Colibri. Em 2025, novos projetos terão início, como no Concórdia 2 e no distrito do Guairacá. A expectativa é entregar mais de 500 matrículas ainda este ano”, afirmou.

 

 

Para a realização do levantamento topográfico no Núcleo São Miguel, está sendo utilizado o sistema de posicionamento por satélite GNSS, com aplicação do método de Posicionamento Cinemático em Tempo Real (RTK). A técnica permite medições com alta precisão e maior agilidade na coleta de dados, reduzindo o tempo de trabalho em campo e aumentando a confiabilidade das informações, o que contribui para que o processo de regularização fundiária avance de forma mais rápida e eficiente.

 

 

Com o levantamento topográfico em andamento, o próximo passo será a elaboração dos mapas e memoriais descritivos, documentos técnicos que identificam e delimitam cada lote. A partir desse material, será elaborado o Projeto de Regularização Fundiária, que passará por análise e processamento administrativo pelo município. Na sequência, o projeto será encaminhado ao cartório de registro de imóveis para a abertura das matrículas individuais. Ao final do processo, os títulos de propriedade serão entregues aos moradores, garantindo a regularização definitiva dos imóveis no Núcleo São Miguel.

FONTE/CRÉDITOS: Secom
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Secom
Alex Chimiloski

Publicado por:

Alex Chimiloski

Repórter com experiencia de mais de dez anos em TV. Atuou em Guarapuava na Rede Humaitá como repórter e apresentador. Redetv Mais, como repórter e apresentador. Jornalismo Digital pela Uniasselvi.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Rede Gazeta Guarapuava
Olá! Bem vindo a Gazeta.
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR