Rede Gazeta Guarapuava

Quinta-feira, 01 de Janeiro de 2026
Guarapuava inicia castrações do Programa Municipal para animais de famílias de baixa renda e ONGs

Guarapuava

Guarapuava inicia castrações do Programa Municipal para animais de famílias de baixa renda e ONGs

Primeiros mil animais já começaram a ser castrados em clínicas credenciadas, e programa segue com vagas abertas para tutores de baixa renda e ONGs

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
 

A Prefeitura de Guarapuava deu início, nesta semana, às castrações do Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente. Nesta etapa, estão sendo atendidos os primeiros mil animais cadastrados, pertencentes a famílias de baixa renda, inscritas no CadÚnico, e também animais acolhidos pelas ONGs de proteção animal do município.

Os tutores estão sendo comunicados individualmente pela equipe do Departamento de Proteção Animal para realizar o agendamento nas clínicas credenciadas, que são três no total: duas em Guarapuava e uma no Distrito de Entre Rios. O objetivo é garantir organização, segurança e uma experiência tranquila para os tutores e seus animais.

Acolhimento especial e processo seguro

Publicidade

Leia Também:

Todo o processo é pensado para ser ágil e seguro. Assim que o tutor é chamado para agendar, ele comparece à clínica para confirmar os dados e levar o animal para o procedimento. Como explica a médica veterinária,  Ana Cecília Messas.   “A gente quer que esses tutores tenham uma experiência favorável. Recebemos da prefeitura o cadastro, entramos em contato, fazemos o cadastro dos animais e, quando o paciente chega com o tutor, só imprimimos a ficha, pesamos, identificamos e recolhemos. Durante o procedimento, colocamos o chip obrigatório e avisamos o tutor assim que o animal está liberado”, explicou a médica veterinária responsável pelo atendimento.

Sobre o procedimento cirúrgico, a médica veterinária reforça que a cirurgia para castração é de baixa complexidade mas destaca a importância do cuidado pós-operatório. “É um procedimento minimamente invasivo. O corte é pequeno, todos passam por exame clínico prévio e tudo é feito com muita segurança. Os tutores recebem toda a medicação necessária, sem custo e já saem com a data marcada para remover os pontos. Isso é fundamental, porque o ponto externo não é absorvível  e se não for retirado, pode causar inflamação”.

Entre os tutores atendidos, o sentimento é de gratidão. A moradora Juliana Aparecida Ferreira, levou quatro animais para castrar e elogiou a iniciativa. “Eu trouxe dois gatos e dois cachorros. É muito importante, até para a saúde deles. Evita muitas crias, evita os cachorros andando atrás das fêmeas, e os gatos sumindo e voltando machucados. A prefeitura está de parabéns”, afirmou.

Programa segue com vagas abertas 

A Prefeitura de Guarapuava informa que ainda há vagas para novos cadastros, que serão incluídos nos lotes seguintes do programa. Para fazer o cadastro basta comparecer a Secretaria de meio Ambiente (SEMAG), com sede no Parque das Araucárias às margens da BR 277, levando os documentos solicitados. 

Quem pode participar:

Tutores de baixa renda (com CadÚnico)

ONGs de proteção animal devidamente regulamentadas

Documentos necessários para o cadastro

Documento de identificação (RG e CPF)

Comprovante de residência

Folha resumo do CadÚnico (para comprovar baixa renda).

Após a inscrição, a equipe do Departamento de Proteção Animal entra em contato para orientar o tutor sobre o agendamento da castração em uma das clínicas credenciadas.  O programa reforça o compromisso do município com o bem-estar animal, o controle populacional responsável e a construção de uma cidade mais segura e saudável para todos.

Outras informações pelo telefone/WhatsApp do Departamento de Proteção Animal: (42) 3142-1819.

FONTE/CRÉDITOS: Secom
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Divulgação/Secom
Comentários:
Alex Chimiloski

Publicado por:

Alex Chimiloski

Repórter com experiencia de mais de dez anos em TV. Atuou em Guarapuava na Rede Humaitá como repórter e apresentador. Redetv Mais, como repórter e apresentador. Jornalismo Digital pela Uniasselvi.

Saiba Mais

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Rede Gazeta Guarapuava no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
RADIOS DA REDE GAZETA
FIUZA MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO
Rede Gazeta

Crie sua conta e confira as vantagens da Gazeta

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Olá! Bem vindo a Gazeta.