Rede Gazeta Guarapuava

Terça-feira, 11 de Novembro de 2025
Vacinação contra a COVID-19 é ampliada para grupos prioritários em Guarapuava

Saúde

Vacinação contra a COVID-19 é ampliada para grupos prioritários em Guarapuava

Prefeitura de Guarapuava reforça vacinação contra COVID-19 para crianças e adultos prioritários.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na última sexta-feira, 17 de janeiro de 2025, a Prefeitura de Guarapuava recebeu da 5ª Regional de Saúde um total de 1.000 doses da vacina contra a COVID-19, destinadas a grupos prioritários. Além disso, foram entregues 420 doses da vacina pediátrica contra a SARS-CoV-2, voltadas para crianças de 6 meses a 5 anos de idade. A vacinação já começou e as doses estão sendo distribuídas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.  

De acordo com o Secretário de Saúde, Márcio Brunsfeld, o objetivo é garantir o acesso à imunização de maneira organizada. “Recebemos da 5ª Regional de Saúde doses da vacina contra a COVID-19. Essas vacinas serão distribuídas de forma estratégica para garantir a imunização dos grupos prioritários, que incluem pessoas com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos e nossos dedicados profissionais de saúde. Essas doses estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde que possuem salas de vacina em funcionamento”, explicou.  

Marlene Terezinha Borecki, do departamento de vigilância em saúde reforçou a importância da vacinação infantil, que agora faz parte do calendário vacinal obrigatório: “Todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos devem receber a vacina, porque ela já consta como obrigatório no calendário vacinal. Já os adultos, pessoas acima de 12 anos, podem receber a vacina se tiverem alguma comorbidade ou situação de risco. Também vacinamos gestantes e idosos acima de 60 anos, que devem continuar se protegendo com a vacina.”

Publicidade

Leia Também:

Público-alvo e locais de vacinação

As doses da vacina (para pessoas a partir de 12 anos) estão disponíveis nas UBSs que possuem salas de vacinação ativas, como Santa Cruz, Concórdia, Tancredo Neves, Paz e Bem, Jardim das Américas, Vila Bela, Vila Carli, Centro – Jorge Karan, Santana, Morro Alto, Jardim Araucária, Residencial 2000, Kaminski, Parque das Árvores, Recanto Feliz, Bonsucesso, Xarquinho I e II, Centro de Imunização (antigo CISGAP), além das UBSs dos distritos.  

 

Já a vacina pediátrica está centralizada no Centro Municipal de Imunização, nas UBSs com atendimento estendido: Xarquinho II, Morro Alto, Vila Carli, Bonsucesso e Vila Bela, e nas UBSs dos distritos do Guará, Guairacá, Entre Rios, Rio das Pedras e Palmeirinha.

 

Grupos prioritários

Vacina para pessoas acima de 12 anos:

  •   Pessoas com 60 anos ou mais;  
  •   Pessoas imunocomprometidas;  
  •   Gestantes;  
  •   Profissionais de saúde.

 

Vacina pediátrica Baby Pfizer  

  •   Crianças de 6 meses a 5 anos (com três doses para completar o esquema vacinal).  
FONTE/CRÉDITOS: Secom
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Secom
Comentários:
Redação Gazeta

Publicado por:

Redação Gazeta

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens da Gazeta

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Olá! Bem vindo a Gazeta.