Uma idosa de 67 anos perdeu R$ 10.980,00 em um golpe de estelionato eletrônico ocorrido na manhã desse sábado (3), em uma agência da Caixa Econômica Federal localizada no Centro de Pitanga. A vítima havia ido ao banco por volta das 11h30 para realizar um saque, quando seu cartão ficou preso no caixa eletrônico.
De acordo com o relato feito à Polícia Militar, a mulher tentou de várias formas retirar o cartão, mas não obteve sucesso. Neste momento, um homem que estava próximo se aproximou, sugerindo que ela ligasse para o número 0800 fixado acima da máquina. Como estava sem os óculos, a idosa aceitou a ajuda do suposto desconhecido, que se ofereceu para discar o número.
Durante a ligação, o "atendente" alegou estar em Brasília (DF) e, após confirmar algumas informações da conta, orientou a mulher a retornar ao banco na segunda-feira para resolver a situação. Confiando na suposta orientação, ela deixou o local.
Minutos depois, o filho da vítima, que é cotitular da conta, começou a receber notificações no aplicativo do banco. Foram registrados dois saques de R$ 1.000 cada, uma transferência eletrônica no valor de R$ 4.990,00 às 11h53, além de uma compra no cartão de débito no valor de R$ 3.990,00 — totalizando um prejuízo de R$ 10.980,00.
Segundo a PM, tudo indica que se trata de um golpe em que os criminosos utilizam dispositivos para prender cartões nos caixas eletrônicos, ganhando tempo para obter dados e realizar movimentações bancárias fraudulentas.
A ocorrência foi registrada e encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Pitanga, que dará sequência às investigações. A vítima foi orientada quanto aos procedimentos legais e às medidas a serem adotadas junto ao banco.
Quer ser o primeiro a saber das últimas notícias de Guarapuava? Entre no nosso grupo e receba todas as atualizações diretamente no seu WhatsApp! Clique aqui
Comentários: