Rede Gazeta Guarapuava

Sabado, 08 de Novembro de 2025
Guarapuava terá projeto inédito de formação cultural: Escola de Espectadores abre seleção para mediadores

Cultura

Guarapuava terá projeto inédito de formação cultural: Escola de Espectadores abre seleção para mediadores

Projeto pioneiro no Brasil, Plateia Pensante vai formar públicos mais críticos e sensíveis à arte em quatro cidades do Paraná

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A cidade de Guarapuava acaba de ser escolhida como uma das sedes da fase inicial do projeto Plateia Pensante – Escola de Espectadores do Paraná, uma iniciativa inovadora da Secretaria de Estado da Cultura, com apoio do Ministério da Cultura, que pretende formar públicos mais conscientes, críticos e engajados com as artes. O projeto está com edital aberto para seleção de mediadores culturais e auxiliares de mediação, que vão atuar na implementação da ação entre os meses de agosto e dezembro de 2025.

O objetivo da Escola de Espectadores é promover a valorização das artes cênicas e do audiovisual, preparando crianças, adultos e idosos para apreciar espetáculos com mais profundidade e entendimento. A formação será realizada em encontros quinzenais por quatro meses, com até 40 participantes por turma e três turmas por cidade – divididas por faixa etária.

As inscrições para a seleção de mediadores vão até o dia 31 de maio e devem ser feitas exclusivamente pelo site plateiapensante.com.br. Os candidatos devem enviar currículo e um vídeo de até dois minutos, explicando sua motivação, relação com a comunidade e como sua trajetória pode contribuir para a mediação cultural.

Publicidade

Leia Também:

Segundo as idealizadoras do projeto, Cynthya Borges e Bruna Bayley, a proposta é “formar um público que não só assista, mas saiba compreender e refletir sobre o que vê, desenvolvendo um olhar mais sensível e crítico para a arte”.

Além de Guarapuava, as cidades de Ponta Grossa, Cascavel e Francisco Beltrão também fazem parte do projeto-piloto, inspirado na tradicional Escola de Espectadores de Buenos Aires. A carga horária prevista é de 24 horas mensais para mediadores e 12 horas para auxiliares, com cachês e bolsas-auxílio previstos no edital, além de certificação pelo trabalho desenvolvido.

O edital também incentiva a diversidade, com vagas destinadas a mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelas redes sociais do projeto no Instagram @plateiapensante e Facebook facebook.com/plateiapensante.

FONTE/CRÉDITOS: EEBA
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Foto: EEBA
Comentários:
Redação Gazeta

Publicado por:

Redação Gazeta

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens da Gazeta

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Olá! Bem vindo a Gazeta.