A Prefeitura de Guarapuava deu um passo importante no combate à dengue ao receber um lote com 2.470 doses da vacina Qdenga, desenvolvida pelo laboratório Takeda e aprovada pela Anvisa em 2023. A vacinação, porém, ainda não começará imediatamente. Antes disso, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde passarão por um treinamento específico para garantir a aplicação correta da vacina, que possui protocolos próprios por ser um imunizante de vírus atenuado.
A campanha será direcionada exclusivamente para adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias — faixa etária considerada prioritária com base em dados epidemiológicos que apontam maior incidência de hospitalizações por dengue nesse grupo. A vacina requer duas doses, com intervalo de três meses entre elas, para garantir proteção efetiva.
A diretora de Vigilância em Saúde do município, Marlene Terezinha Borecki, ressaltou que ainda não será possível iniciar a imunização na próxima semana. "Precisamos treinar e sensibilizar as equipes, ajustar os fluxos e garantir que todos os dados estejam organizados para o registro adequado", explicou. Um checklist será utilizado nas salas de vacina para assegurar que todos os critérios de segurança sejam cumpridos.
Cuidados e contraindicações
Entre as recomendações específicas está a proibição da aplicação em adolescentes grávidas ou que estejam amamentando. Além disso, pessoas com imunodeficiência ou que estejam em tratamento com quimioterapia ou uso recente de corticosteroides sistêmicos não devem receber a vacina. Também é vetada para quem já apresentou reações graves a doses anteriores ou a componentes da fórmula.
A aplicação será feita com 15 minutos de observação após a dose, conforme protocolos do Programa Nacional de Imunizações (PNI), para monitoramento de possíveis reações adversas.
Expectativa e metas
Com a chegada da vacina, a expectativa é reduzir significativamente os casos graves e internações pela doença no município. A meta da Secretaria de Saúde é atingir 90% de cobertura vacinal no público-alvo. Em paralelo à vacinação, o município reforça que o combate ao mosquito Aedes aegypti continua sendo fundamental, inclusive durante os períodos de temperaturas mais amenas.
Nos próximos dias, a prefeitura divulgará o cronograma oficial de vacinação, com datas, locais e horários. Pais e responsáveis devem acompanhar os canais oficiais para garantir a imunização dos adolescentes.
Comentários: