A partir de 1° de julho, a Secretaria Municipal de Saúde atualiza o calendário de vacinação infantil. A vacina de reforço contra a meningite, aplicada aos 12 meses, será substituída: a meningocócica C (conjugada) será alterada para a vacina meningocócica ACWY (conjugada), que protege contra os quatro sorogrupos da bactéria Neisseria meningitidis – A,C,W,Y.
A mudança segue orientação do Ministério da Saúde e faz parte das ações previstas no plano nacional de enfrentamento das meningites até 2030, a qual o Brasil é referência internacional. A nova vacina oferece proteção mais ampla contra as formas mais graves da doença meningocócica, que pode causar sequelas graves e até levar à morte.
Assim fica o cronograma de imunização infantil contra a meningite:
- 3 meses: 1ª dose da vacina meningocócica C (conjugada)
- 5 meses: 2ª dose da vacina meningocócica C (conjugada)
- 12 meses: dose de reforço com a vacina meningocócica ACWY (conjugada)
A Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Marlene Terezinha Borecki, explica que a atualização segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações e reforça o compromisso da gestão com a saúde infantil. “Estamos acompanhando as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações e garantindo que Guarapuava esteja à frente na prevenção das doenças imunopreveníveis”, afirma.
Para as crianças que já receberam o reforço com a vacina meningocócica C não precisarão repetir a dose com a ACWY. Já aquelas que perderam a dose de reforço aos 12 meses, poderão se vacinar com a ACWY até os 4 anos, 11 meses e 29 dias.
A nova vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a partir do início de julho. A Secretaria de Saúde de Guarapuava reforça a importância de manter a caderneta de vacinação em dia e orienta os pais e responsáveis a procurarem a UBS mais próxima para esclarecer dúvidas e garantir as vacinas dentro do prazo ideal.
Mais informações podem ser obtidas diretamente nas unidades de saúde ou com a equipe de Imunização da Secretaria de Saúde de Guarapuava.
Comentários: